terça-feira, 5 de junho de 2007

Consumer JRE



Na reunião do SouJava desta terça feira foi abordado o último JavaOne. Falaram Bruno Souza, Fábio Veloso, Fabiane Nardon e o Maurício Leal. Eles mostraram filmes, contaram histórias, inclusive do quanto os brasileiros são festivamente recebidos por lá e é claro, falaram do JavaFX e do Consumer JRE.

Na verdade a reunião foi um grande bate papo e foi bastante discutida a questão do tamanho do tal Consumer JRE. O Bruno disse que ele ficará em torno de 40% do tamanho atual e que será modularizado. Isto é, se o cara precisa de pouca coisa, só isto será baixado.

Quando cheguei em casa fui conferir algumas coisas.

1. A partir de uma interessante informação do Fábio, descobri que há um JRE somente para o Windows, de mais ou menos 7.1MB para instalação on line, que talvez já use um pouco deste conceito de não baixar tudo. Quem souber mais se é assim que funciona, por favor me confirme.

Download do JRE a partir de http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

jre-6u1-windows-i586-p.exe = 13.16 MB
jre-6u1-linux-i586-rpm.bin = 17.67 MB

Download automático a partir de http://java.com/ para instalação on line

JRE para o Windows = 7.1MB


2. Microsoft Silverlight

Muito se fala no Silverlight e no tamanho do seu download que é de apenas 1.38MB na versão 1.0 beta mas chega a 4.24 MB na versão 1.1 alpha.

O pessoal que compara com o tamanho do JRE esquece que o Silverlight necessita também do Microsoft.NET Framework Version 2.0 Redistributable Package (x86) cuja versão 2.0 tem 22.4 MB de tamanho para download.


3. Consumer JRE

O Consumer JRE ainda está em desenvolvimento mas o objetivo é diminuir em 60% o tamanho do download do JRE para aplicações Swing de porte médio.

A idéia é modularizar o download do JRE de modo que se possa colocar para funcionar uma aplicação com o mínimo possível do que ela precisa.

Download em passos:

  1. Funcionalidades básicas que todas as aplicações precisam: VM, gc, security, classloader e o mínimo de facilidades de rede para possibilitar o download do resto;
  2. Dependências adicionais exigidas pela aplicação;
  3. Classes responsáveis por qualquer exceção Class not found lançada;
  4. Resto do JRE em paralelo até que complete o release completo no sistema do usuário.

A figura lá em cima deste blog, mostra números preliminares em MB, de pacotes da JRE necessários a algumas aplicações para mostrar como se comparam com o JRE completo.

Mas não é só isto. Haverão melhorias também no processo de instalação, os canais gráficos do Swing diretos com o Windows estão sendo reescritos para se prevalecerem das vantagens de rapidez e confiabilidade do DirectX usando a Direct3D library on Windows e um novo look and feel chamado Nimbus de aparência mais moderna.

A previsão de lançamento do Consumer JRE é para o início de 2008. Mas o próximo update 2 do Java 6, previsto para o fim deste mês de junho, já incluirá a melhoria no processo de instalação.

A partir do conhecimento do projeto do Consumer JRE, a idéia do JavaFX fica bem mais viável. Já há plug-ins para o Netbeans 6.0M9 e para o Eclipse 3.2 facilitando a escrita do JavaFX script. Resta agora a comunidade desenvolver ferramentas com capacidades gráficas para construir e renderizar os componentes de modo mais fácil do que o JavaFX Script JavaFXPad Demo

Galera, vamos botar a mão na massa!

3 comentários:

Anônimo disse...

Netscape 6.0M9 não, correto seria NetBeans 6.0M9. :D

Luca Bastos disse...

Obrigado Giuliano

Morri de rir com meu erro pois afinal é tudo Net...

Mas fui lá e corrigi.

Willian Mitsuda disse...

Luca, p/ entender melhor como funciona o instalador online, veja esse post: http://weblogs.java.net/blog/stanleyh/archive/2005/05/deployment_unde_1.html

Quem sou eu

São Paulo/Paraty, SP/RJ, Brazil
Engenheiro estrutural COPPE/UFRJ por formação, desenvolvedor Java por experiência e poeta se sobrasse tempo